Offline
Ao menos 22 novos radares de velocidade já estão operando na BR-285; veja os locais
Ao todo, serão instalados 46 controladores na rodovia de São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste, a Bom Jesus, na Serra
Por Rádio JB
Publicado em 26/06/2025 07:48
Rio Grande do Sul
Foto: Dnit / Divulgação
Ao menos 22 dos 46 novos radares instalados ao longo da BR-285 já estão multando os motoristas que excederem o limite de velocidade. Os aparelhos estão dispostos entre São Luiz Gonzaga, na Região Noroeste, e Bom Jesus, na Serra.
A instalação vem na esteira de um novo contrato assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a empresa responsável pelos aparelhos. Todos os 41 radares antigos haviam sido retirados em junho do ano passado, quando o último contrato chegou ao fim.
Agora, 40 aparelhos operam no modelo de Redutores Eletrônicos de Velocidade (REV), com display que mostra a velocidade atingida, e seis são Controladores Eletrônicos de Velocidade (CEV), que não possuem a tela.
Questionado, o Dnit informou que a diferenciação ocorre desta forma:
- os redutores são colocados onde é necessário promover uma redução progressiva da velocidade
- os controladores servem para fiscalizar trechos com velocidade regulamentada, sem necessidade de redução gradual.
Em Passo Fundo, são sete novos redutores, todos com display. Eles foram instalados desde fevereiro, nas entradas para os bairros Zacchia, Vera Cruz e São José. Todos estão operando, limitando a velocidade em 50km/h.
Conforme informações repassadas pelo Dnit, os 22 redutores em operação estão dispostos nas seguintes cidades:
São Luiz Gonzaga
Ijuí
Carazinho
Passo Fundo
Caseiros
Lagoa Vermelha
Capão Bonito do Sul
Vacaria
Bom Jesus.
Outros seis pontos já possuem autorização para instalação, mas ainda não estão finalizados, nas cidades de Entre-Ijuís, Ijuí e Mato Castelhano.
Além destes, outros 12 estão em fase de elaboração dos estudos técnicos, que precede a instalação dos equipamentos. Os pontos são em Vitórias da Missões, Entre-Ijuís, Bozano, Pejuçara, Muitos Capões, Vacaria e Bom Jesus.
Seis locais ainda podem sofrer alteração
A definição dos demais seis aparelhos ainda passa por estudo de viabilidade. Ou seja, já foram previamente definidos, mas ainda podem sofrer ajuste conforme o resultado da análise da equipe técnica. Estes ficam em Lagoa Vermelha e Muitos Capões.
Conforme o Dnit, ainda há prazo de 90 dias para que, após a aprovação dos estudos, a empresa instale e teste os equipamentos para iniciar sua operação regular.
Fonte: Gaúcha ZH
Comentários
Comentário enviado com sucesso!