Mais de duas mil pessoas estão fora de casa em São Lourenço do Sul, no sul do Rio Grande do Sul, neste sábado (23), após o transbordamento de um arroio provocado pela forte chuva que atingiu o município.
Segundo a prefeitura, em apenas 24 horas choveu mais de 200 milímetros — volume superior ao esperado para todo o mês de agosto. Pelo menos 17 moradores foram levados para um abrigo emergencial aberto durante a madrugada.
Equipes da Defesa Civil Municipal monitoram as áreas mais afetadas e prestam atendimento às famílias. A Defesa Civil Estadual também foi acionada e está em deslocamento para reforçar os trabalhos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do RS, sete remoções já foram realizadas em razão da elevação do nível da água. Desde a madrugada, bombeiros e a Brigada Militar atuam no resgate e apoio às famílias atingidas.
A previsão da prefeitura é de que o arroio permaneça fora do leito até a noite deste sábado, voltando gradualmente ao curso normal apenas na madrugada de domingo (24). Com isso, os pontos de alagamento devem começar a esvaziar lentamente, mas ainda pode haver moradores desalojados até amanhã.