Um indiano de 35 anos viveu durante oito meses com visão embaçada e vermelhidão no olho esquerdo até descobrir a causa: um verme vivo dentro do globo ocular. O caso foi relatado em 9 de agosto no New England Journal of Medicine.
O paciente apresentava panuveíte, pupila dilatada, vermelhidão e acuidade visual reduzida para 20/80. O parasita foi identificado no segmento posterior do olho. Para preservar a visão, médicos realizaram uma vitrectomia pars plana, procedimento em que o verme e o humor vítreo foram removidos.
Após tratamento com glicocorticoides, houve melhora em oito semanas, mas a formação de catarata limitou a recuperação da visão para 20/40.
A doença, conhecida como gnatostomíase ocular, é provocada por vermes do gênero Gnathostoma. A infecção é mais comum em países da Ásia, como Tailândia e Índia, além do México, geralmente associada ao consumo de alimentos crus ou malcozidos. Os sintomas incluem dor, vermelhidão, visão turva e até a sensação de movimento dentro do olho. Mesmo após a remoção do parasita, complicações como catarata e perda parcial da visão podem ocorrer.