U.S. Air Force, 00-9001, Boeing 757-23A (Reprodução/Wikimedia Commons)
Um Boeing C-32B, aeronave de uso restrito do governo dos Estados Unidos e considerada uma das mais enigmáticas do mundo da aviação militar, pousou nesta terça-feira (19) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O pouso ocorreu às 17h13, de acordo com registros de tráfego aéreo. Poucas horas depois, por volta das 20h, o avião seguiu viagem com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
O C-32B é operado pelo 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana e tem como missão principal o transporte de equipes de ação rápida do Departamento de Estado, incluindo diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência. Diferente do C-32A, utilizado para o transporte de autoridades da Casa Branca, o modelo B é associado a operações secretas e emergenciais.
Apelidado de Gatekeeper (“Porteiro”), o avião é equipado com avançados sistemas de comunicação, sensores de alta precisão e capacidade de reabastecimento em pleno voo, o que lhe garante autonomia para atuar em qualquer parte do mundo. Seu histórico inclui participação em cenários de crise, como a explosão no porto de Beirute em 2020, além de deslocamentos estratégicos durante grandes eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos.
Apesar da visibilidade do voo e do interesse gerado, nem autoridades brasileiras nem representantes dos Estados Unidos confirmaram o motivo da presença da aeronave em território nacional. A falta de informações oficiais aumenta o mistério em torno da missão, reforçando a fama do C-32B como um dos aviões mais discretos e estratégicos da frota americana.