Boa Vista do Buricá conquistou a segunda posição no ranking regional do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, divulgado no final de maio. O município obteve nota 64,32 (em uma escala de 0 a 100), ficando atrás apenas de Horizontina, que lidera na Fronteira Noroeste com 65,22 pontos. Boa Vista também ocupa o 74º lugar no ranking estadual e o 627º no nacional, entre os 5.570 municípios avaliados.
O prefeito de Boa Vista do Buricá, Joãozinho Sehnem, comemorou o resultado expressivo no Índice de Progresso Social (IPS) 2025 e destacou que a conquista é fruto do esforço coletivo. “Esse resultado reflete o trabalho de todas as gestões do Executivo e do Legislativo, além do empenho dos empreendedores rurais e urbanos e da comunidade em geral, que sempre deram o melhor de si em busca de dias melhores e mais qualidade de vida para a nossa Terra de Empreendedores”, afirmou.
O IPS Brasil mede a qualidade de vida com base em 57 indicadores sociais e ambientais, divididos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. O índice é independente de dados econômicos e tem como objetivo mostrar onde as políticas públicas estão sendo eficazes.
A terceira colocação regional ficou com Doutor Maurício Cardoso, que alcançou 64,03 pontos. O levantamento permite comparar o desempenho de municípios e estados, ajudando a identificar áreas que precisam de maior atenção em políticas públicas.
Ranking do Índice de Progresso Social – Região Noroeste do RS
O Índice de Progresso Social (IPS) avaliou os municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul, considerando indicadores sociais como qualidade de vida, bem-estar e oportunidades. Confira o desempenho dos 21 municípios:
Top 5 da Região:
Horizontina – 65,22 pontos (47º no RS / 418º no Brasil)