A tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre a importação de produtos brasileiros pode provocar uma queda nos preços da carne e do café no mercado interno. A avaliação é do Ministério da Fazenda, que considera a possibilidade de parte da produção voltada à exportação ser redirecionada ao consumo doméstico, aumentando a oferta desses itens no Brasil.
Segundo o secretário de Política Econômica da pasta, Guilherme Mello, a tarifa imposta pelos EUA pode inviabilizar economicamente a venda de produtos brasileiros para o mercado norte-americano. “Essa tarifa de 50% chega a ser proibitiva para um conjunto de produtos que nós exportamos, como carne e café”, afirmou. Com o recuo nas exportações, a tendência, de acordo com Mello, é que os produtores busquem diversificar seus mercados ou passem a abastecer mais o mercado interno, o que pode levar à redução de preços.
No entanto, ele pondera que ainda é cedo para avaliar com precisão os impactos inflacionários da medida anunciada pelo ex-presidente Donald Trump. “O Brasil tem condições de absorver uma parcela dessa produção que era voltada para exportação. Caso isso ocorra, é possível ver um cenário de aumento da oferta interna e impacto nos preços”, concluiu o secretário.