Oalerta da MetSul Meteorologia sobre as previsões meteorológicas de até 40ºC na Capital e de até 44ºC no Interior do RS, na próxima semana, estão mobilizando os professores da rede estadual. O 39° Núcleo do Centro dos Professores do Estado do RS (Cpers), chegou a sugerir aos dirigentes da entidade um mandado de segurança para retardar o início do ano letivo, além de mobilizações nas redes sociais. “Estamos tentando alertar para o perigo de todas as formas”, diz a diretora do Núcleo, Neiva Lazzarotto. “Continuamos na pressão contra a medida negligente do governo que não atende o pedido de uma categoria”, reforça a presidente da entidade, Rosane Zan.
A nota da MetSul aponta sérios riscos: “a esmagadora maioria das escolas do estado não possui ar-condicionado e grande número de alunos, especialmente em zonas rurais, terão que se deslocar para e de volta das escolas sob sol e temperaturas acima ou rondando os 40ºC. Dentro de prédios escolas, especialmente os mais antigos e cuja engenharia da época jamais contemplou a realização de aulas no pico do verão e sob condições extremas de temperatura, haverá ambientes em que seguramente a temperatura poderá atingir marcas perto dos 50ºC pelo aquecimento do telhado”.
Sem alteração
Questionada, a Secretaria da Educação informou que não haverá alteração no cronograma de início das aulas e que acompanha as orientações da Defesa Civil estadual e, por meio das coordenadorias regionais de educação, acompanha as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e dos profissionais da educação.
A abertura do ano letivo na Rede Estadual, acontecerá nesta segunda-feira (10/2), no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, com a presença do governador Eduardo Leite. A escola foi gravemente impactada pelas enchentes de maio de 2024 e recebeu investimentos de R$ 1 milhão para a recuperação dos prédios.
Também na rede privada, as atividades escolares, em algumas regiões, começam nesta segunda-feira, segundo o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/RS), mas a maioria deve iniciar as aulas no dia 17/2.
Fonte: Correio do Povo | Foto: Cpers