Offline
Mensagens revelam Eduardo Bolsonaro pressionando pai a agir por temor de abandono de Trump
PF vê tentativa de obstrução
Por Rádio JB
Publicado em 20/08/2025 20:01 • Atualizado 20/08/2025 20:05
BRASIL
Foto: Marcos Corrêa/PR

Mensagens obtidas pela Polícia Federal e anexadas ao inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado revelam a preocupação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com a falta de apoio internacional a Jair Bolsonaro. Em conversas com o pai, o deputado pede pressa em manifestações públicas em favor do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrando temor de que o republicano “vire as costas” ao Brasil e “passe para a próxima”.

A troca de mensagens foi localizada no celular apreendido do ex-presidente e integra o relatório final da PF, que indiciou Jair e Eduardo Bolsonaro por coação de autoridades e tentativa de obstrução das investigações.

Nos diálogos, Eduardo alerta Bolsonaro de que a ausência de um gesto público em apoio a Trump poderia custar caro. “Você não vai ter tempo de reverter se o cara daqui virar as costas para você. Aqui é tudo muito melindroso, qualquer coisinha afeta”, escreveu. Em outro trecho, demonstrou apreensão: “Na situação de hoje, você nem precisa se preocupar com cadeia, você não será preso. Mas tenho receio que, por aqui, as coisas mudem. Mesmo dentro da Casa Branca tem gente falando para o 01: ‘ok, Brasil já foi. Vamos para a próxima’.”

O deputado insistiu para que o pai publicasse um agradecimento a Trump, advertindo que a omissão poderia ser mal recebida em Washington: “Se o nosso cara vai encontrar o 01 sem nenhum tweet seu, te adianto que isto não será bem recebido.” Jair Bolsonaro, segundo a PF, concordou com a orientação.

 

O material integra a Petição 14.129/DF, em curso no Supremo Tribunal Federal. Para os investigadores, as mensagens reforçam a atuação coordenada de Jair e Eduardo Bolsonaro não apenas para desacreditar autoridades brasileiras, mas também para tentar articular respaldo externo em favor de sua narrativa golpista.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!