Offline
No Vale do Taquari, Leite se reúne com prefeitos para alinhar ações preventivas ao temporal
Reunião em Lajeado reforça medidas de prevenção, remoção preventiva e integração entre Estado e municípios
Por Rádio JB
Publicado em 28/06/2025 19:17
Rio Grande do Sul
Governador e autoridades reforçam união entre Estado e municípios no enfrentamento às chuvas no Vale - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Com a previsão de elevação do Rio Taquari e acumulados de chuva que podem ultrapassar 150 mm, autoridades estaduais e municipais se reuniram neste sábado (28/06), em Lajeado, para reforçar as medidas de prevenção e proteção da população. A reunião, realizada na sede do Corpo de Bombeiros, contou com a liderança do governador Eduardo Leite e a presença dos prefeitos Gláucia Schumacher (Lajeado), Jonas Calvi (Encantado) e Carine Schwingel (Estrela), além de integrantes da Defesa Civil e de secretários estaduais. Antes de chegar ao Vale do Taquari, o governador Eduardo Leite esteve em Caxias do Sul Santa Cruz do Sul, onde também coordenou reuniões com gabinetes de crise regionais.

Desde o início da semana, a mobilização em torno do evento climático tem sido intensificada, com a instalação de gabinetes regionais de crise, emissão de alertas à população e articulação com as prefeituras. No Vale do Taquari, há risco de resposta hidrológica rápida em caso de chuvas intensas.

A projeção atual trabalha com cota 23 para o Rio Taquari, mas os modelos meteorológicos seguem sendo monitorados em tempo real. Durante o encontro, foram alinhadas ações para a remoção preventiva de moradores em áreas de risco, além do reforço na atuação das forças de segurança e da estrutura de assistência social.

“Nossa prioridade absoluta é proteger vidas. A saída preventiva das áreas de risco é fundamental. Pedimos que a população confie nas orientações das autoridades e evite deslocamentos desnecessários”, afirmou Leite.

O governador Eduardo Leite abraça um integrante do Corpo de Bombeiros durante visita à sede da corporação em Lajeado, neste sábado (28/6). A ação integra o conjunto de medidas adotadas pelo Estado para reforçar a prevenção e a pronta resposta às fortes chuvas previstas para o Vale do Taquari.
Leite acompanha de perto atuação do Corpo de Bombeiros em Lajeado, durante mobilização preventiva - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador reforçou ainda que comunidades em encostas, regiões com risco de deslizamentos ou que já foram atingidas por enchentes anteriores devem se antecipar. Ele também alertou para a circulação de desinformações, recomendando que a população siga apenas os canais oficiais.

“Estamos lidando com uma situação de incerteza, mas com um elemento certo: vai chover muito. Toda a estrutura do Estado está mobilizada para agir junto com os municípios. A cooperação é o que vai garantir que enfrentemos mais esse desafio com segurança e responsabilidade”, concluiu.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom

Comentários
Comentário enviado com sucesso!