Offline
Câmara cobra da informações sobre "gosto de odor na água tratada" pela CORSAN, em Horizotina
Vereadores pedem para visitar o sistema de captação e produção, e se colocam a disposição para a urgente solução das demandas que tem deixado a comunidade preocupada e até indignada de maneira geral.
Por Rádio JB
Publicado em 14/04/2025 16:11 • Atualizado 14/04/2025 16:14
Regionais
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Horizontina

Sensível ao drama relatado havia semanas pelos moradores do perímetro urbano de Horizontina, com vistas a gosto e odor estranhos na água, cujo serviço é fruto de concessão pública à iniciativa privada – desde a privatização da Corsan, a Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida na tarde de quinta-feira, dia 10/04, através dos representantes da Mesa Diretora com o Gerente de Assuntos Institucionais João Corim e com a Gerente de Operações Kerlen, da regional Santa Rosa, responsável pela Unidade de Saneamento de Horizontina.

 

Os vereadores Lucas Stoll – Presidente, Cleiton Niesciur – Vice-Presidente e Rosane Santos – Secretária, e o vereador Eduardo Maron, na representatividade das assessorias dos demais 5 vereadores e vereadoras, destacaram que a comunidade horizontinense, foi surpreendida e impactada com relação aos fatores de gosto, cheiro e por algumas vezes até a coloração da água relatados, gerando as famílias grande preocupação sobre haver riscos em consumir da água com essas características abastecida.

 

Também questionaram se ocorreram alterações nas equipes que ao longo do tempo eram responsáveis pelo tratamento da água e se havia ocorrido alguma mudança no sistema de tratamento após a Companhia de saneamento ter novo controle acionário.

 

João Corim, garantiu aos vereadores que assim que a equipe percebeu alterações na água bruta do manancial Lajeado Pratos, iniciou as ações corretivas operacionais no tratamento.

 

Foi utilizado carvão ativado, que é um produto altamente eficiente na eliminação ou redução do gosto e odor da água, e que deixa a água com leve sabor amadeirado. Foram realizados também expurgos na rede de distribuição para trocar a água armazenada em todos os reservatórios. A Companhia teve três episódios de falta de energia na captação e um de rompimento de grande porte na rede adutora, que ocasionaram várias horas de falta de abastecimento.

 

Questionado sobre o que estaria causando essas alterações relatadas de gosto e cheiros, disse não poder afirmar com certeza, mas que pode haver uma soma de fatores, entre eles a estiagem – menor vazão do manancial ou até mesmo a despesca de tanques para criação de peixes, que não pode ser descartado.

 

Os vereadores solicitaram autorização para uma visita in loco junto a unidade de captação e de tratamento o que, segundo Corim, será possível com acompanhamento da equipe técnica na próxima semana, dias 22 ou 23 de abril.

 

Disse o gestor ainda, questionado pelos vereadores, que além do monitoramento da água tratada na saída da estação de tratamento, a Corsan monitora a qualidade de seu produto em diversos pontos da rede de distribuição, conforme plano de amostragem estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo realizadas diariamente cerca de 380 análises que verificam mais de 100 parâmetros, e que a água fornecida a população está segura e de qualidade para o consumo.

 

Em nome da Companhia, Corim garantiu ao Poder Legislativo que segue com as ações corretivas operacionais adotadas, visando assim manter sempre o padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde, e que reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Horizontina, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

Indicou à população os canais de relacionamento via o APP da Corsan, WhatsApp oficial 51-99704-6644, bem como presencialmente junto ao Escritório das 8h30 ás 11h e das 13h30 ás 16h. Que onde as pessoa relatarem a alteração é possível realizar naquela economia o teste de qualidade da água. "Toda a vez que o usuário notar alguma alteração, o registro nesse canal é a garantia da tomada de providência o mais rápido possível.

 

Os vereadores reafirmaram a Corim, que receberam dezenas de indagações pessoais da comunidade, bem como nas redes sociais observa-se as pessoas manifestando com preocupação e indignação descontentamento com o que deve ser o precioso liquido da vida, e que as providências precisam ser adotadas com urgência, inclusive o Poder Legislativo se propõe a estar presente, visando solucionar a onda de reclamações, que para os vereadores precisa ser entendida como uma demanda séria onde a resposta rápida significa respeitar o usuário e sua saúde.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Horizontina

Comentários
Comentário enviado com sucesso!