São Martinho é uma das 17 cidades gaúchas que serão palco de mobilizações de agricultores familiares nesta segunda-feira (17), convocadas pela FETAG-RS. De Crissiumal, um ônibus lotado de agricultores partiu as 8:30hs da manhã para se juntar aos demais agricultores, para reivindicar por melhores condições a agricultura familiar. A pauta envolve temas ligados à estiagem que assola o Rio Grande do Sul e alterações das normas do seguro rural Proagro. Entidades locais, prefeitura, instituições financeiras e representantes do comércio apoiam a mobilização.
De acordo com o coordenador da Regional Sindical de Três Passos, Luiz Paulo Arnt, são esperados entre 200 e 300 agricultores no ato que se inicia às 9h30min, em frente à agência do Banco do Brasil na cidade. A Regional de Três Passos, vinculada à FETAG-RS, congrega 13 sindicatos dos trabalhadores rurais na região.
Segundo Luiz Paulo, a escolha do local – em frente ao Banco do Brasil – se deve à vinculação da instituição com o Banco Central e Governo Federal, que são responsáveis por eventuais mudanças no Proagro.
As manifestações ocorrem no mesmo tempo em que a FETAG promove reunião com autoridades em Porto Alegre, na presença do governador Eduardo Leite, secretários de Estado, deputados e demais lideranças do setor agropecuário.
Entre as reivindicações da entidade sindical estão a revogação das resoluções que limitam a cobertura do Proagro, prorrogação de dívidas rurais e de créditos do Pronaf e Pronamp, além de ampliação do programa federal Desenrola Rural.
Uma mobilização macrorregional está agendada para o dia 19 de março, em São Luiz Gonzaga. Trata-se do Grito de Alerta, organizado pelas entidades ligadas à FETAG-RS, com expectativa de reunir cerca de 5 mil pessoas.
Fonte: Portal Diário