Um tatu-galinha (dasypus novemcinctus) foi reintroduzido à natureza nesta terça-feira (11) após receber tratamento devido a uma agressão sofrida em Estrela, no dia 10 de janeiro. O caso foi registrado por câmeras de segurança.
O agressor, a bordo de uma caminhonete, tentou atropelar o animal. Sem sucesso, ele desceu do veículo e o perseguiu com uma pá, desferindo golpes. Depois de atingi-lo, o sujeito colocou o tatu na caçamba do veículo e foi embora.
A Brigada Militar (BM) encontrou o suspeito, com o animal ainda vivo. O homem recebeu voz de prisão e foi apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado para o registrado. Ele foi liberado.
O delegado Márcio de Abreu Moreno, que está a frente da Polícia Civil de Estrela, informa que foi instaurado inquérito pelo crime de maus-tratos a animal silvestre e que o caso deve ser remetido ao judiciário até o fim deste mês.
O tatu foi levado ao Zoológico Municipal de Canoas para tratamento. Ele estava com lesões expostas na região do crânio. O atendimento envolveu uma equipe multidisciplinar. O tatu-galinha conseguiu se recuperar e foi reintegrado ao habitat natural nesta quarta-feira.
Fonte Rádio Independente
Foto reprodução