Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (9) revela que metade da população brasileira apoia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 43% se opõem à medida. O levantamento foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro, em meio ao julgamento histórico que culminou na condenação do ex-chefe do Executivo a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por tentativa de golpe de Estado e outros crimes relacionados.
Foram entrevistados 2.005 eleitores em 113 cidades do país, e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O resultado evidencia uma divisão na opinião pública, embora a maioria manifeste apoio à decisão da Corte Suprema.
Após a condenação, ocorrida na última quinta-feira (5), centenas de pessoas saíram às ruas em diversas cidades para comemorar a decisão do STF, vista por apoiadores como um marco na defesa da democracia e do Estado de Direito. Já aliados e simpatizantes de Bolsonaro têm criticado o julgamento e falam em perseguição política.