Offline
Lula exalta Operação Carbono Oculto e diz que ação é “a maior resposta do Estado ao crime organizado
Por Rádio JB
Publicado em 28/08/2025 16:00 • Atualizado 28/08/2025 16:01
BRASIL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou, nesta quinta-feira (28), sobre a Operação Carbono Oculto, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Receita Federal, Ministérios Públicos estaduais e outros órgãos de investigação. A ofensiva é considerada a maior já realizada contra o crime organizado no Brasil, tanto pela abrangência quanto pela articulação entre diferentes instituições.

Em publicação nas redes sociais, Lula destacou a importância da ação e afirmou que a população assistiu “à maior resposta do Estado brasileiro ao crime organizado de nossa história”. O presidente ressaltou que a operação só foi possível graças ao trabalho conjunto dos órgãos de segurança e fiscalização, iniciado com a criação do Núcleo de Combate ao Crime Organizado, no Ministério da Justiça.

Segundo Lula, a atuação integrada possibilitou acompanhar toda a cadeia de fraudes no setor de combustíveis, desde a importação até a comercialização ao consumidor final, chegando ao núcleo financeiro responsável por sustentar o esquema.

“Seguiremos atuando com coordenação e seriedade para dar segurança às pessoas e estabilidade à economia”, escreveu o presidente, reforçando o compromisso do governo em enfrentar organizações criminosas que afetam diretamente a arrecadação de impostos e o equilíbrio do mercado.

 

A Operação Carbono Oculto desmantelou um esquema bilionário de sonegação, fraudes fiscais e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis, envolvendo empresas e intermediários em diversos estados do país. A ação também representa um marco de cooperação institucional, apontada pelo governo como um modelo a ser replicado em futuras investigações.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!