Offline
PGR pede condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Por Rádio JB
Publicado em 15/07/2025 07:57 • Atualizado 15/07/2025 08:36
BRASIL
Foto: PR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou nesta segunda-feira (14) ao STF a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete investigados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado que culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023. As alegações finais foram apresentadas pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao ministro Alexandre de Moraes.

Segundo Gonet, Bolsonaro teve papel central na articulação de um plano progressivo para subverter a ordem democrática e impedir a alternância de poder após a derrota eleitoral de 2022. Entre os acusados estão os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além de Mauro Cid e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

O procurador afirma que o grupo, incluindo membros das Forças Armadas, atuou de forma coordenada para enfraquecer as instituições, com ações que incluíam até mesmo planos de assassinato de autoridades. A PGR destacou ainda o uso da estrutura do governo para disseminação de fake news e tentativa de legitimar o projeto autoritário.

 

Sobre a colaboração premiada de Mauro Cid, Gonet se manifestou contra o perdão judicial e pediu que eventuais benefícios sejam limitados, diante da pouca consistência dos depoimentos.

Comentários