Um decreto, emitido nesta quarta-feira (30), oficializou a intervenção administrativa do município de Roque Gonzales no Hospital de Caridade Santo Antônio. Em entrevista para a Rádio Missioneira, o prefeito Fernando Machry (Progressistas) detalhou a situação.
Conforme o prefeito, a intervenção se fez necessária para evitar o fechamento da única instituição hospitalar da cidade. Neste mês, a diretoria — que atuava de forma voluntária — renunciou coletivamente. Um dos motivos, segundo Machry, é a dificuldade financeira enfrentada pela casa de saúde.
"É uma situação muito difícil. Se convocou uma assembleia para eleger uma nova diretoria, mas não houve interesse entre os sócios", afirmou. O prefeito destaca que o hospital é uma instituição filantrópica onde a maior parte dos atendimentos ocorre via SUS.
O interventor, nomeado pela administração pública para gerir a casa de saúde, é Benomar Arruda Silva. Ele já atuou como secretário municipal de Saúde. Todas as suas ações serão acompanhadas de perto por um comitê gestor, também recém-nomeado.
"O hospital continua sendo uma entidade privada, não passa a ser da prefeitura. Ele segue com a mesma personalidade jurídica. O interventor vai fazer, apenas, a administração do hospital", explicou o prefeito.
A intervenção, com base no decreto emitido, possui um período inicial de um ano, onde será buscado sanar os entraves financeiros que culminaram na renúncia da diretoria. Uma reunião, inclusive, foi realizada nesta quarta-feira, tranquilizando os servidores da casa de saúde.