Offline
Vaticano publica primeiras imagens do papa Francisco no caixão
Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral
Por Rádio JB
Publicado em 22/04/2025 08:07
BRASIL
Corpo foi vestido com uma casula vermelha e mitra branca | Foto: Vaticano / AFP / CP

O Vaticano publicou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do corpo do papa Francisco no caixão, antes de reunião de cardeais sobre o funeral, que deve ter a presença de líderes mundiais como Donald Trump e Volodimir Zelensky. As fotos, registradas na segunda-feira, mostram o primeiro papa latino-americano dentro de seu caixão na capela da residência de Santa Marta, vestido com uma casula vermelha e mitra branca, com um rosário entre as mãos. Dois guardas suíços escoltam o corpo. A Santa Sé anunciou nesta terça-feira a data do funeral do jesuíta argentino, que ocorrerá no próximo sábado.

 

Segundo a imprensa italiana, meio milhão de fiéis são esperados para o funeral. Como em 2005, quando João Paulo II faleceu, o funeral será acompanhado por chefes de Estado e monarcas de todo o mundo. O presidente americano, Donald Trump, confirmou sua presença, assim como seu homólogo francês, Emmanuel Macron, e o ucraniano, Volodimir Zelensky. "Estamos ansiosos para estarmos lá!", afirmou Trump na segunda-feira, que será acompanhado por sua esposa Melania.

 

Alguns detalhes do funeral já são conhecidos. Ao contrário de seus antecessores imediatos, Jorge Mario Bergoglio escolheu a basílica de Santa Maria Maggiore de Roma como local de sepulcro, com uma lápide "simples", com apenas uma palavra: "Franciscus", seu nome de papa em latim.

 

Antes do sepultamento, os fiéis poderão contemplar seu caixão de madeira e zinco na basílica vaticana de São Pedro, para onde será levado na quarta-feira da Residência de Santa Marta, onde faleceu. Apesar do estado de saúde frágil desde sua hospitalização em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite que avançou para pneumonia bilateral, a morte de Francisco quase um mês após a alta pegou a Igreja Católica de surpresa. Milhares de fiéis se reuniram na segunda-feira à noite com flores e velas em oração na Praça de São Pedro do Vaticano, onde no domingo Francisco, visivelmente abatido, percorreu o local a bordo do papamóvel e acenou para a multidão para celebrar a Páscoa.

Fonte: Correio do Povo

Comentários
Comentário enviado com sucesso!