Os shows da banda Ira!, conhecida por sua postura antibolsonarista e contrária à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília, foram oficialmente cancelados em Jaraguá do Sul e Blumenau, em Santa Catarina, e em Caxias do Sul e Pelotas, no Rio Grande do Sul. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (9) pela produtora 3AM Entretenimento, responsável pelas apresentações no Centro Cultural Scar, que atribuiu os cancelamentos aos “últimos acontecimentos envolvendo a banda”.
A polêmica teve início no dia 29 de março, durante um show em Contagem, Minas Gerais, quando o vocalista Nasi interrompeu a apresentação para reagir a vaias de parte da plateia. Após gritar “Sem Anistia!” – em referência aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 –, ele foi vaiado por fãs identificados como bolsonaristas. Irritado, Nasi expulsou esses espectadores com uma declaração contundente: “Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais”. O momento, registrado em vídeos que viralizaram nas redes sociais, gerou apoio de alguns fãs e forte rejeição de outros.
A repercussão do episódio parece ter impactado a viabilidade das apresentações no Sul do país. Em comunicado, a 3AM Entretenimento informou que “os valores pagos pelos ingressos serão automaticamente restituídos no prazo de até 30 dias”, mas não detalhou o volume de pedidos de reembolso ou outros fatores específicos que levaram à decisão.