Offline
Prefeito Dari Taborda reúne setor da produção agrícola para tratar sobre estiagem
Publicado em 17/01/2025 11:21
Regionais
O Prefeito Dari Paulo Prestes Taborda, preocupado com a atual situação da agricultura de Giruá, que recentemente enfrentou um grande período de escassez de chuvas, manteve reunião na manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro com as principais entidades ligadas ao setor produtivo do município.
Representantes de cooperativas, sindicatos, órgãos estaduais e do Executivo Municipal, relatam que as duas principais culturas de verão apresentam perdas significativas, comprometendo a rentabilidade do município de Giruá. Segundo relatos do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Fernando Copetti Desbesell, as culturas de milho apresentam até o momento, perda aproximada de 50%. Os extensionistas da Emater, Helena Sandri Zaltron e Bruno Tosatto, informaram que em análise preliminar, a cultura da soja pode chegar a 40% de perda.
Em decisão unânime pelos presentes, ficou acordado de que a Emater/Ascar-RS com a colaboração das demais entidades e cooperativas, fará um levantamento técnico, onde no próximo dia 23, em nova reunião, os dados serão oficializados. O prefeito Dari Taborda salienta que após esse levantamento, comprovando as perdas na produção, o município poderá vir a decretar situação de emergência para abrandar os efeitos da seca, especialmente abrindo oportunidade para que os produtores atingidos possam renegociar suas dívidas com os investimentos realizados para formar suas lavouras.
Também participaram da reunião no gabinete, o coordenador regional de Agricultura, Airton Beutinger, secretária de Promoção Humana e coordenadora da Defesa Civil, Mariéli Dalla Costa, secretária de Administração, Tanise Maciel Weschenfelder, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Nirton Duarte, presidente do Sindicato Rural, Juarez Londero e gerente da Coopermil, Marcelo Berres.
 
 
Fonte e fotos: Prefeitura de Giruá
Comentários
Comentário enviado com sucesso!